quarta-feira, 14 de abril de 2010

IPD e EdD

IPD (Introdução ao Processamento de Dados)
EdD (Estrutura de Dados)

São matérias um pouco parecidas, em certas horas uma atropela a outra, enquanto em EeD estudamos Algoritmos e devemos começar a programar em alguns dias, o IPD praticamente começou com informações basicas sobre o computador, Memória Dinâmica, Processadores, Cache, quase um curso basico de manutenção hehehe, depois vem um introdução em redes e devemos programar daki umas 2 semanas tbm, to enrolando pra baixar uns programas, Delphi C++, Scratch e Portugol, depois que estiver com eles comento um pouco sobre cada um.

terça-feira, 13 de abril de 2010

JOGOS DIGITAIS

Encontrei esse descritivo no Guia do Estudante, e achei interessante colocar aqui, ele está bastante detalhado e recheado de informações sobre o curso


Esse tecnólogo cria, desenvolve e implanta jogos eletrônicos para diversas mídias, como computadores, videogames, internet e celulares. Ele trabalha com games de entretenimento, educativos, advergames (jogos interativos, que transmitem mensagens publicitárias) ou empresariais. Domina todo o processo de elaboração de enredo, personagens e cenários que compõem um jogo em três dimensões (3D),desenvolvendo a lógica que está por trás dos efeitos e recursos empregados em cada jogo e também os recursos de áudio e vídeo para deixar o ambiente virtual similar à realidade, como em um filme. Desenvolve ainda comandos que garantem resposta rápida, imagens apropriadas e som adequado a cada movimento. Atua principalmente em empresas desenvolvedoras de jogos, agências de publicidade, de comunicação, de design, de websites e produtoras de audiovisuais. Domina linguagens de computação das mais diversas plataformas, como PC, celular, web ou console.

O mercado de trabalho

Pesquisa divulgada em julho de 2008 pela Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames) mostra que o mercado de desenvolvimento de jogos está em contínua expansão e cada vez mais requisita o tecnólogo. Além das empresas do setor, novos campos se abrem para esse especialista. No publicitário, por exemplo, ele é contratado para criar os advergames, jogos focados em estratégias de comunicação e marketing de companhias como AmBev, Coca-Cola, General Motors, Samsung e Claro. Organizações que trabalham com educação a distância também procuram o profissional, bem como produtoras de animação e vídeo, já que, durante o curso, o tecnólogo tem aula de modelagem e animação em 3D. Outro mercado em expansão é para autônomos que desenvolvem jogos empresariais sob encomenda. Nesse caso, o profissional estuda o perfil da companhia que contratou o serviço e suas necessidades para criar jogos sob medida para treinamento de equipes. A atuação desse especialista pode estender-separa o desenvolvimento de softwares em geral, e não apenas os de entretenimento. Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Sul apresentam as melhores chances de colocação, já que concentram a maior parte das empresas de desenvolvimento de jogos instaladas em todo o país.

O curso

O currículo é forte em matemática aplicada, algoritmos, hardware, software e programação de sistemas e redes de computadores. As disciplinas mais específicas, que lidam diretamente com os games digitais, incluem fundamentos de física para jogos, computação gráfica, técnicas de animação, design para jogos e desenvolvimento de projetos de jogos de entretenimento. Como muitos profissionais trabalham deforma autônoma, há ainda disciplinas como empreendedorismo e legislação. Algumas escolas oferecem aulas de inglês técnico.

Duração média: dois anos.

Outros nomes: Análise de Sist. e Tecnol. da Inf. (desenv. dejogos dig.); Des. de Anim.; Desenv. de Jogos Dig.; Design de Anim.; Design e Desenv. de Jogos.

O que você pode fazer

ProgramaçãoProgramar os efeitos e recursos do jogo usando linguagem lógica de programação e algoritmos.Design de gamesRoteirizar os jogos. Definir o tema, o gênero (ação, aventura), o número de jogadores, as regras e os requerimentos do sistema.Modelar jogos em 3DFazer o acabamento e a animação, incorporar funções de iluminação e de tratamento de superfícies em jogos de três dimensões. .IlustraçãoDesenhar cenários, situações e personagens

Creditos: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/comunicacao-informacao/profissoes_279105.shtml

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Começou a correria...

Semana passada, não tive tempo de postar nada aqui, trabalho e curso junto tão comendo meu tempo hehehe, queria falar sobre a matéria de IHC semana passada, na qual estávamos assistindo o documentário, A Era do Videogame, documentário da Discovery, muito bom, um pouco tendencioso pro lado "Norte Americano", se puderem assistam, são 5 partes e acho que hoje vamos ver a ultima, depois vem um resumo pra entregar, que eu acho que vou postar aqui tbm, fica tipo uma sinopse pra quem não viu e vai ficar com vontade de ver hehehe. que gosta de games ñ pode ficar sem ver.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Você sabe o que é um algoritmo?

Então, foi assim que comeou a aula sobre estrutura de dados ontem a noite, parece coisa simples ao inicio, pela propria definição, de que um algoritmo é um conjunto de instruções que devem ser seguidas a risca, como um manual de instruções ou uma receita de bolo, essa foi a definição que o professor passou hehehe, mas ai vai a da wikipedia pra quem ficou mais curioso...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Algoritmo

Não vou reproduzir o texto por ele ser um pouco extenso, mas é legal, leiam...

Em matematica continuamos em matrizes, depois começa a materia nova e ja mandaram comprar o livro Um curso de geometria analitica e algebra linear.

Boa pascoa pra todos e até segunda...